O que é o PASSDA?
É cada vez mais comum encontrarmos notícias que mencionam dados sobre as atitudes e opiniões dos portugueses, comparando-as com as de outros países europeus. O comportamento de voto e as atitudes políticas dos eleitores é outro domínio onde as intuições vão cada vez mais dando lugar a dados objectivos. Estes dados são mencionados por responsáveis políticos e por comentadores, entrado assim no debate público. E são fonte de vastíssimas bibliografias de investigação, nacionais e internacionais.
Mas de onde vêm esses dados? Na esmagadora maioria dos casos, especialmente quando permitem comparações entre diferentes países, eles têm origem em inquéritos por questionário aplicados a amostras representativas da população. É extremamente importante que esses inquéritos sejam aplicados no âmbito de projectos internacionais, que garantam que as questões colocadas sejam iguais em diferentes países (para permitir comparabilidade), que sejam previamente testadas em diferentes contextos (para garantir que medem exactamente a mesma coisa e exactamente aquilo que se pretende) e que os procedimentos de selecção das amostras e de aplicação dos inquéritos sejam rigorosos e uniformes (para garantir a máxima qualidade dos dados). Mais importante ainda, esses projectos internacionais têm órgãos de governo, científicos e metodológicos, que garantem que os questionários aplicados e os dados recolhidos respondem a um conjunto de questões importantes, seja para a comunidade científica em geral seja para as sociedades onde estes estudos são conduzidos. Dessa forma, estes estudos podem contribuir melhor para o avanço da investigação e do conhecimento sobre estes temas.
O consórcio PASSDA é o nódulo português de várias redes de investigação sobre estes tópicos. Algumas dessas redes estão ligadas ao estudo de atitudes e valores sociais, outras ao estudo dos comportamentos e atitudes políticas. Resultado de uma parceria entre centros e unidades de investigação da Universidade de Lisboa, da Universidade de Coimbra, do ISCTE-IUL e da Universidade do Porto, o PASSDA está integrado no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação e é financiado quer pela FCT quer por recursos próprios das universidades envolvidas. Para além de permitir a participação de Portugal nos órgãos de governo de vários projectos internacionais (tais como o European Social Survey ou o Comparative Study of Electoral Systems) e de garantir a aplicação em Portugal dos inquéritos por questionário destes e de outros projectos, o PASSDA é também responsável por arquivar, preservar e disseminar destes dados. Finalmente, o PASSDA tem também um laboratório próprio para a condução de estudos experimentais sobre comportamentos sociais e económicos e para a aplicação de testes e inquéritos sobre estes tópicos.
Ficam desde já convidados a explorarem o site do PASSDA e os dos seus componentes, assim como dos projectos internacionais de que fazemos parte. Ao longo dos próximos meses, iremos usar este blog para dar a conhecer resultados dos estudos conduzidos, resumos de investigações que usam estes dados e notícias sobre os vários projectos que temos em curso. Bem-vind@s!