O que é

PASSDA (Production and Archive of Social Science Data) é a infraestrutura portuguesa de recolha, arquivo e disseminação de dados sobre atitudes, valores e comportamentos sócio-políticos. É o nódulo português de várias redes de investigação internacionais que recolhem este tipo de dados através da aplicação de inquéritos por questionário a amostras representativas da população, tais como o European Social Survey-ERIC ou o Comparative Study of Electoral Systems, assim como da rede de arquivos de bases de dados CESSDA-ERIC. Faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi instituído através de uma parceria que envolve unidades e centros de investigação da Universidade de Lisboa, do ISCTE-IUL, da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto.

Objectivos

O consórcio PASSDA assegura a participação de Portugal nalgumas das principais infraestruturas europeias e internacionais dedicadas à recolha e ao arquivo de dados sobre atitudes, valores e comportamentos sócio-políticos. Isto inclui projectos como o European Social Survey, o European Values Study e o International Social Survey Programme, inquéritos internacionais regulares a amostras representativas da população sobre valores e atitudes sociais; o Comparative Study of Electoral Systems e o Comparative National Elections Project, inquéritos realizados a amostras representativas do eleitorado realizados imediatamente após eleições; e o CESSDA, um consórcio de arquivos europeus de dados de ciências sociais.

 

Para além de garantir a participação de Portugal nos órgãos de governo, científicos e metodológicos destes projectos, o PASSDA assegura a aplicação dos respectivos inquéritos por questionário em Portugal, assim como o depósito dos dados resultantes em vários arquivos, de modo a que possam ser utilizados pela comunidade científica de forma totalmente livre e aberta mas sempre em rigoroso cumprimento de regras de protecção de dados pessoais.

 

Independentemente das análises destes dados que são feitas por toda a comunidade científica interessada, o PASSDA promove também a divulgação dos principais resultados destes estudos em seminários regulares, assim como o treino de jovens investigadores em metodologias relevantes para a análise e preservação deste tipo de dados. Alguns dos principais resultados destes estudos podem ser directamente consultados no Portal de Opinião Pública, uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o ICS-ULisboa.

Parceiros

PASSDA é uma parceria entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UCoimbra), o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-ULisboa), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE-IUL), o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET – IUL), o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/ISCTE-IUL), Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG/ISEG-ULisboa), Research in Economics and Mathematics (REM/ISEG-ULisboa), o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP/ISCSP-ULisboa), o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG/ISCSP-ULisboa) e o Instituto de Sociologia (IS-UP).

Orgânica

Os órgãos do consórcio PASSDA são a Assembleia Geral, o Conselho Científico, o Conselho Consultivo e a Direcção do Consórcio.

Start typing and press Enter to search