Componentes

O Arquivo Português de Informação Social (APIS) é uma infraestrutura científica para as ciências sociais cuja principal atividade consiste na preservação e disseminação de dados de investigação. Com sede no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o arquivo promove a angariação e a partilha de dados de investigação em formato digital com vista à sua consulta pública, análise secundária e uso pedagógico. Do seu acervo fazem parte um conjunto de bases de dados resultantes de projetos de investigação realizados pela comunidade científica nacional. Desde 2017, o Apis é membro da infraestrutura europeia CESSDA-ERIC (Consortium of European Social Science Data Archive).

O programa Comportamento Eleitoral dos Portugueses (CEP) tem vindo a realizar, desde 2002, estudos de inquérito pós-eleitorais em todas as eleições legislativas, a amostras representativas da população portuguesa. Neste momento o CEP inclui estudos eleitorais de 5 eleições legislativas (2002, 2005, 2009, 2011 e 2015) bem como um estudo da eleição presidencial de 2006. Em 2019 o CEP abarcará um período de quase vinte anos de dados individuais sobre atitudes políticas e comportamento eleitoral em Portugal. O CEP está integrado em vários projectos internacionais, nomeadamente o CSES (Comparative Study of Election Systems) bem como o CNEP (Comparative National Elections Project), dando uma dimensão comparativa aos dados de Portugal, e assegurando a sua disseminação.

O programa Atitudes Sociais dos Portugueses (ASP) visa conhecer os valores e atitudes dos portugueses relativamente a vários aspectos da sua vida social e cívica, comparando-os com os valores e atitudes dos cidadãos de outros países. Além disso, procura monitorizar as mudanças que ocorrem nestas dimensões ao longo do tempo. O programa ASP foi criado por Manuel Villaverde Cabral e Jorge Vala em 1996 e engloba um conjunto de projectos internacionais ligados a redes de estudos longitudinais e comparativos, entre os quais se destacam o European Social Survey-ERIC , o International Social Survey Programme e o European Values Study.

O XLAB é um laboratório de investigação científica e de recolha de dados cuja principal finalidade é o estudo de processos de decisão e do comportamento económico, político e social. Esta infraestrutura permite, entre outros, a realização de estudos experimentais, de inquéritos sobre atitudes e comportamentos económicos e sociais e de testes de medida. O XLAB está sedeado no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.

Start typing and press Enter to search